Dito Silva

Dito Silva

O município de Cafelândia completa 37 anos no dia 25 de novembro (segunda-feira). Para comemorar esta data tão especial, o Governo Municipal preparou um mês recheado de atrações festivas.

Tudo começou com a 25ª edição da Miniolimpíada, evento esportivo que teve início no dia 9 e será finalizada neste domingo, 24, com as finais. O maior evento esportivo da região, atraiu mais de 4 mil pessoas na abertura, e todos os dias de competição contou com a presença de um bom público no Ginásio de Esportes Severino Pasquali. O sucesso é garantido e o fim de semana promete muita emoção com o encerramento de outras modalidades.

Comemoração
Neste ano, as comemorações com shows iniciam na sexta-feira, 22, com a missa, a partir das 20 horas, celebrada pelo Padre Luciano Acacio Cordeiro. Logo após, um belíssimo show para a família com o Padre Ezequiel Dal Pozzo. Para encerrar, uma apresentação gauchesca de Ari Correia.

Abrindo os shows do sábado, 23, a partir das 21 horas, a dupla regional Sales e Henrique fará uma participação especial. Após isso, vem o grande show que promete movimentar o município e região com a dupla Mariana e Mateus que estão fazendo o maior sucesso no Brasil. Para fechar o sábado, a população vai curtir o som da Banda Fruto Proibido.

No domingo, 24, após o encerramento da Miniolimpíada, a partir das 18 horas teremos mais apresentações regionais: Banda D’Agape, um grupo religioso especialmente para o público evangélico. Logo depois, apresentações com a dupla Negrito e Weslen Viola, Vila Rica e Banda Pedra no Rim. O show das 22 horas, fica por conta da dupla sertaneja Barreto e Campogrande e depois Nany Becker e Rodrigo.

O prefeito Dr. Franus falou sobre as comemorações do aniversário do município. “Preparamos muitos dias com shows e diversão para os cafelandenses. Todos merecem um momento de lazer, então, procuramos atender todos os públicos de nossa cidade. Aproveito para convidar vocês para participarem da nossa festa, pois, são 37 anos de muita história e desenvolvimento”, fala Dr. Franus.

Vale destacar, que terão barracas gastronômicas dos comércios de Cafelândia durante os três dias de festa.

Cafelândia, 37 anos
Com 37 anos de história, a cidade com mais de 17 mil habitantes está em constante desenvolvimento. Com terra férteis e com um povo acolhedor, Cafelândia tornou-se uma cidade referência na região em pleno destaque nos diversos setores. “Aproveito para parabenizar a nossa linda Cafelândia que a cada ano vem crescendo e acolhendo tantas pessoas que vem para morar neste município. Tenho o maior orgulho de viver aqui e ter acompanhado o seu pleno desenvolvimento. Parabéns Cafelândia”, parabeniza Dr. Franus.

Nesta segunda-feira, 25, será ferido municipal na cidade.

25ª Miniolimpíada
Neste fim de semana, teremos diversos jogos que vão encerrar a miniolimpíada. Acompanhe toda a programação no site oficial do município www.cafelandia.pr.gov.br.

Por Michelli Lazzeri
Prefeitura de Cafelândia

A Secretaria de Estado da Saúde informa que já são 429 os casos confirmados de sarampo em 29 municípios paranaenses. Após 20 anos sem registro da doença, o primeiro caso foi constatado em uma paciente moradora da Região Metropolitana de Curitiba, que viajou a São Paulo e não estava vacinada.

As cadeias de transmissão já identificadas indicam que as contaminações ocorreram em São Paulo, Santa Catarina e também nos próprios municípios paranaenses, já com vínculos secundários, ou seja, de pessoas que viajaram, tiveram a doença e passaram para outras nas cidades em que residem. Por isso é importante notificar o serviço de saúde para que seja feito o bloqueio vacinal com os contatos do paciente para evitar novos casos.

O sarampo é uma doença de fácil transmissão e que se espalha rapidamente. Nas treze semanas de monitoramento, o crescimento do número de confirmações e locais de ocorrência é grande. Somente na última semana 61 pacientes foram constatados com o sarampo, um crescimento de 17%.

O secretário estadual da saúde, Beto Preto, chama a atenção para o grande número de confirmações na faixa de idade de jovens adultos. “Nosso levantamento aponta que 227, dos 429 casos confirmados, são de pessoas na faixa etária entre 20 e 29 anos. São os nossos jovens, que não sabem se tomaram a vacina ou acreditam que não ficam doentes”, disse. “A vacina é uma forma de bloqueio do vírus. Se todos forem imunizados não teremos sarampo, podemos chegar novamente ao patamar que estávamos anteriormente”, afirmou.

VACINAÇÃO - A segunda fase da campanha está acontecendo e segue até o fim do mês. O secretário lembra que há um grande público para atingir. “O Ministério da Saúde estimou que há quase 800 mil jovens sem vacina. Esta segunda etapa de vacinação é voltada a este público, jovens entre 20 e 29 anos. Precisamos aumentar a cobertura especialmente nessa faixa de idade porque eles representam mais do que a metade dos casos no Paraná”.

A campanha segue até o dia 30 (sábado), quando será realizado o dia D da vacina, em que os postos de saúde ficam abertos para que mais pessoas possam receber a dose da vacina.

MUNICÍPIOS - Curitiba é o município que apresenta maior quantidade de casos confirmados, são 278. Na região metropolitana ainda temos outros 112: 7 em Almirante Tamandaré; 3 em Araucária; 2 em Balsa Nova; 2 em Campina Grande do Sul; 3 em Campo do Tenente; 10 em Campo Largo; 26 em Colombo; 3 em Fazenda Rio Grande; 1 em Itaperuçu, 1 na Lapa; 1 em Mandirituba; 19 em Pinhais; 12 em Piraquara; 1 em Quatro Barras; 6 em Rio Branco do Sul; 15 em São José dos Pinhais.

No interior do estado as confirmações são: 2 em Castro; 1 em Ponta Grossa; 2 em Irati; 1 em General Carneiro; 3 Paulo Freitas; 8 em União da Vitória; 2 em Maringá; 8 em Londrina; 1 em Rolândia; 6 em Carlópolis; 4 em Jacarezinho; 1 em Toledo.
General Carneiro, Paula Freitas, Toledo tiveram os primeiros casos confirmados nesta última semana.

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Ganhadora da bicicleta do mês de outubro. Apoio Casa da Criança

Sexta, 22 Novembro 2019 06:01

Promoção dos 30 anos da Vale Verde FM

Promoção dos 30 anos da Vale Verde FM

Assis Chateaubriand irá receber neste sábado, 23, a etapa de encerramento da Copa Talentos em Ação de Voleibol Feminino. Os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes Tancredo de Almeida Neves, com início a partir das 08h00 da manhã, envolvendo a participação de 6 equipes. A etapa que irá apontar o campeão geral da temporada, será disputada na categoria 2006, para atletas até 13 anos de idade.

Fundada pelo técnico Sandoval Gomes da cidade de Nova Aurora e patrocinada pela Copacol, a competição vive o seu primeiro ano de disputas e vem superando expectativas. Na briga pelo título geral, estão as equipes de Juranda com 57 pontos e Iracema do Oeste com 48. No período da manhã, serão realizadas as partidas pela fase classificatória e a partir das 14h00, acontecem as semifinais e decisões de 5º ao 1º lugar, com expectativa de encerramento por volta das 19h00. Durante todo o sábado, serão mais de 100 visitantes circulando pelo GETAN, entre atletas, técnicos, equipe de arbitragem e organizadores.

Assis Chateaubriand na competição

Ocupando a 3ª colocação na classificação geral com 33 pontos ganhos, a equipe chateaubriandense comandada pela técnica Paula Suéwelyn, tem como objetivo, realizar uma boa etapa em casa e com isso encerrar a temporada entre os três primeiros colocados. “Iniciamos recentemente nosso trabalho a frente do voleibol e por este motivo, acredito que fizemos uma boa temporada, não só na Copa Talentos em Ação, como também na Copa Amizade, Copa Lindeiros e jogos oficiais do estado. Nesta etapa vamos colocar em quadra atletas bem novas e com pouca experiência em competições, porém espero realizar uma boa etapa em casa e encerrando a temporada de forma positiva”. Comentou Paula. Assis Chateaubriand fará dois jogos na fase classificatória, todos no período da manhã. As 10h00 enfrenta Juranda e em seguida, as 11h20 terá duelo diante de Jesuítas.

Programação fase classificatória

08h00 – Nova Aurora x Cafelândia

08h40 – Jesuítas x Juranda

09h20 – Iracema do Oeste x Nova Aurora

10h00 – Juranda x Assis Chateaubriand

10h40 – Cafelândia x Iracema do Oeste

11h20 – Assis Chateaubriand x Jesuítas

CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS 5 ETAPAS

1º - Juranda 57 pontos

2º - Iracema do Oeste 48 pontos

3º - Assis Chateaubriand 33 pontos

4º - Nova Aurora 27 pontos

5º - Jesuítas 14 pontos

6º - Cafelândia 11 pontos

A coleta será feita das 8h às 17h na Praça das Orquídeas e nas escolas municipais dos distritos.
Nesta sexta-feira (22) será realizada mais uma campanha para coleta dolixo eletroeletrônico. Os materiais deverão ser entregues das 8h às 17h na Praça das Orquídeas e nas escolas municipais dos distritos de Candeia e Pérola Independente.A campanha busca incentivara população a fazer o descarte correto dos REEE (Resíduo de Equipamentos Eletroeletrônicos) e conscientizar a população quanto aos riscos que o descarte de forma inadequada pode causar ao meio ambiente por possuírem em sua composição metais pesados altamente tóxicos.
Serão recolhidos equipamentos como computadores, televisão, no-break, pilha, impressora, bateria, celular, câmera fotográfica, fogão, geladeira, liquidificador, microondas, cafeteira, sanduicheira e outros materiais relacionados.
A ação faz parte dos ProgramasRecicla Maripá e Maripá Sustentável e atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável(ODS) 11 que trata, entre outras finalidades, de tornar as cidades e comunidades mais sustentáveis reduzindo o impacto ambiental negativo por meio da gestão de resíduos. A organização é do Coletivo Educador Municipal com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e de Educação, Cultura e Desporto.

 

As inscrições para a Corrida Solidária da HOESP/Hospital Bom Jesus já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.corrertoledo.com.br/corrida-solidaria, onde é possível também consultar o regulamento e outras informações sobre o evento.
A Corrida Solidária da HOESP/Hospital Bom Jesus, que está em sua terceira edição, acontece dia 15 de dezembro, às 7h30, na esquina da HOESP/Hospital Bom Jesuse os atletas podem escolher entre as modalidades disponíveis: Corrida 5km e 10 km (inscrição R$ 60,00 +2 litros de leite), Caminhada(inscrição 2 litros de leite) e Kids (inscrição 2 litros de leite).
O evento é uma promoção da Associação Correr Toledo e a renda das inscrições, bem como o leite arrecadado serão doados à HOESP/Hospital Bom Jesus. O valor em dinheiro será destinado integralmente para custear a pintura externa do hospital.Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (45 99805-2667), com a Sandra.
Municípios atendidos pela HOESP/Hospital Bom Jesus
Assis Chateaubriand |Diamante D'Oeste |Entre Rios do Oeste |Guaíra |Marechal Cândido Rondon |Maripá |Mercedes |Nova Santa Rosa | Ouro Verde do Oeste | Palotina |Pato Bragado |Quatro Pontes |Santa Helena | São José das Palmeiras |São Pedro do Iguaçu |Terra Roxa |Toledo |Tupãssi.

-

ASSESSORIA 

 

A apenas 10 dias para o fim da Campanha de Atualização do Rebanho no Estado, apenas 15% dos produtores rurais já prestaram as informações necessárias à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Dos 244,5 mil produtores que precisam fazer o cadastro, somente 36,8 mil já cumpriram com a obrigação, ou seja, 15% do total. Ainda falta um total de 207,6 mil (85%) pecuaristas (ver tabela por região abaixo). Lembrando que a pena para quem não fizer o cadastro inclui bloqueio das atividades pecuárias e multa. O Sindicato Rural de Cascavel também presta esse serviço. O produtor pode retirar a ficha na entidade e também entregá-la após preencher.

As regionais que mais fizeram cadastros são as de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, onde 24,2% dos produtores já cumpriram com suas obrigações; Guarapuava, com 20%; e Francisco Beltrão, com 19,7%. Já a seção de Londrina tem o pior desempenho, com apenas 9,6% dos produtores em dia com o cadastro; seguida por Campo Mourão, com 10,7%; e Curitiba, com 10,9%. Os dados são da Adapar e foram atualizados no dia 19 de novembro.

O prazo para fazer a atualização do rebanho começou a correr no dia 1º de novembro e vai até o último dia deste mês (30). O procedimento é obrigatório para todos aqueles que tenham animais com interesse econômico no Estado. Isso vale, portanto, para todas aquelas atividades que necessitam da chamada Guia de Trânsito Animal (GTA). O trâmite é gratuito e pode ser feito tanto pelo site da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) ou pessoalmente (veja abaixo, em Serviço).

A exigência do cadastro foi implantada como parte das ações que substituem a vacinação obrigatória de bovinos e bufalinos contra febre aftosa. A Instrução Normativa 47, da Adapar, previu a suspensão da vacina para esses dois grupos de animais, que acontecia em duas fases anualmente. Com a retirada da vacina, a Adapar substituiu a comprovação da vacinação, pela Campanha de Atualização de Rebanhos, para assegurar o controle sanitário no Estado.

A medida obrigatória vale para propriedades que detenham animais de produção ou trabalho, como bovinos, bufalinos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, peixes, além de caixas de abelhas. Essa é uma forma de promover um conjunto de ações que vão provocar uma melhoria na sanidade das criações voltadas à produção de proteínas animais no Estado.

Serviço

A atualização do rebanho pode ser feita pelo site: http://www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho. Também é possível fazer o procedimento pessoalmente em uma unidade local da Adapar, em um escritório de atendimento municipal autorizado ou em um sindicato rural autorizado.

O Sindicato Rural de Cascavel também presta esse serviço. O produtor pode retirar a ficha na entidade e também entregá-la após preencher.

Contatos para entrevista: Juliano Moura ou Luciane Riboldi, ambos veterinários da Adapar de Cascavel: 45-2101-4960.

Pedro de Brito Sarolli

Assessoria de Imprensa Sindicato Rural de Cascavel

O município de Nova Aurora, juntamente com o Lions Clube , Acina e com a Paróquia São Roque, realiza em dezembro, no dia 19, a 7ª Campanha de recolha de lixo eletrônico que vai acontecer durante todo o dia na Praça dos Pioneiros. "Queremos chamar desde já toda a população a participar dessa ação, que iniciou há alguns anos e foi um sucesso total as seis edições anteriores. Estaremos realizando a segunda campanha desse ano, visando a limpeza do fim de ano e queremos a participação de toda a comunidade", afirmou o secretário de Agricultura, João Jamil Moreni Bernes.

Durante o dia haverá recolha de lixo eletrônico como eletroeletrônicos velhos, aparelhos de celulares sem serventia, geladeiras, enfim, todo material eletrônico em desuso poderá ser levado na Praça dos Pioneiros. “Pela primeira vez estaremos recolhendo também vidro, seja ele quabrado ou em desuso, portanto, pedimos para as pessoas já irem separando esse material em suas residências e no dia 19/12 entregar na Praça. Se estiver chovendo no dia, a recolha será no pátio da Paróquia São Roque”, destacou. A entrega poderá ser feita das 9h até às 17h. A campanha conta ainda com apoio da Radio Club, Aurora, Gazeta FM e das escolas municipais.

A ACIAC- Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand, através de seu presidente Ogenilson Gonçalves Pinto, está convocando todos os associados quites com a tesouraria para a Assembléia Geral Extraordinária, a ser realizada nesta quinta-feira (21), na sede da ACIAC, em primeira convocação as 19h com a presença de 1/3 dos associados e em segunda convocação as 19h30 com qualquer número de sócios presentes para votarem e deliberarem sobre a pauta.
Aprovação da campanha/promoção para o ano de 2020, definição do horário de funcionamento final de ano, alteração do estatuto e assuntos gerais.

Pagina 1 de 516