GERAL VOLTOU COM TUDO

Após 100 dias de estiagem, Assis Chateaubriand registrou 210 milímetros de chuva

Outubro começou marcado pelo retorno da chuva ao Paraná

04/10/2021 21h07 Atualizada há 1 semana
Por: William Borges Fonte: Portal Vale Verde
Foto: William Borges
Foto: William Borges

Como as previsões meteorológicas anunciavam, o mês de outubro começou com muita chuva no Paraná, dando fim à estiagem que assolou muitas regiões, como o Oeste do estado, entre as que mais sofreram com a falta de umidade no solo e no ar.

Assim como na segunda quinzena de setembro, chuvas até foram registradas em algumas cidades durante o período de seca, mas em outras ela perdurou por 3 meses e meio. Esse é o caso de Assis Chateaubriand, que viveu 102 dias de estiagem. No município, a última chuva significativa caiu entre 18 e 20 de junho. De lá pra cá, apenas raras chuvas localizadas foram registradas.

Para se ter ideia, em junho (último mês chuvoso), foram 117 milímetros. Já em todo o mês de julho foram 17mm, 10mm em agosto e 12mm em setembro. Os dados foram levantados pela reportagem da Vale Verde junto ao setor agronômico da cooperativa C.Vale.

Mas essa realidade mudou, a partir da manhã de sexta-feira (1º), com a chegada de uma frente fria que trouxe água em abundância no fim de semana. Desde então, foram 210 milímetros até o início da manhã desta segunda-feira (4). Esse volume foi registrado na região onde situa-se o Estúdio II da Rádio Vale Verde.

O acumulado de apenas três dias já tornou outubro o segundo mês mais chuvoso do ano 2021 em Assis Chateaubriand, ficando atrás apenas de janeiro, quando choveu 350 milímetros.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.