GERAL FORA DO AR

Apagão no Facebook, Instagram e Whatsapp foi por falha na manutenção

Aplicativos ficaram fora do ar por mais de 6 horas, nesta segunda-feira (4)

05/10/2021 10h06 Atualizada há 1 semana
Por: William Borges
Reuters
Reuters

O apagão global desta segunda-feira (4) no Facebook, Instagram e Whatsapp foi causado por uma deficiência na manutenção das configurações das plataformas digitais. O motivo da pane nos serviços das mídias sociais foi divulgado pela empresa, que justificou que a falha ocorreu durante uma mudança estrutural no tráfego de dados, o que provocou a interrupção geral na comunicação. Para especialistas, a hipótese é de que tenha acontecido um erro de DNS. Seria como se os servidores não conseguissem encontrar o caminho para direcionar os internautas para as páginas.

O problema começou por volta das 12h40, quando os aplicativos caíram. Juntos, os serviços do Facebook, Instagram e WhatsApp são acessados por mais de 6 bilhões de pessoas, por mês.

Levou mais de 6 horas para que as redes sociais começassem a dar indícios de funcionamento. Já era por volta das 18h35, quando os aplicativos começaram a abrir novamente para “alguns” usuários.

De acordo com o Facebook, as informações dos bilhões de usuários não foram comprometidas e, em nota, a empresa pediu desculpas pelo apagão.

“A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”.

Esta é considerada a maior falha da empresa em uma década. A última vez que o Facebook teve uma interrupção dessa magnitude foi em 2019.

A pane global desta segunda-feira fez as ações da companhia caírem 5,5% no mercado internacional, o que teria feito Mark Zuckerberg (fundador da rede social) perder em torno de US$ 7 bilhões (equivalente a R$ 33 bilhões) de sua fortuna com a queda das ações na Bolsa de Nova York.

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