GERAL REGIÃO

Filha de candidato cassado é eleita e se torna a prefeita mais jovem do Paraná

Pai de Milena perdeu direito ao cargo, após Tribunal de Contas rejeitar a prestação de contas

09/11/2021 15h11 Atualizada há 9 meses
Por: William Borges
Reprodução de campanha
Reprodução de campanha

O último domingo (7) foi dia de eleição em Francisco Alves, município da região noroeste paranaense e localizado a 72 quilômetros de Assis Chateaubriand. Com a cassação de Valter César Rosa (PSDB), eleito em 2020, mas que nem chegou a assumir o cargo ao ter sua candidatura invalidada pelo fato de o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) rejeitar sua prestação de contas, foi necessária a realização de uma eleição suplementar – já que houve candidatura única.

Conforme o Ministério Público Eleitoral, o problema ocorreu quando ele presidia o Consórcio Intermunicipal para a Conservação da Biodiversidade da Bacia do Rio Xambrê, de Iporã. Depois de ter a candidatura indeferida, Valtinho (como é conhecido) entrou com recurso, mas não houve acolhimento do pedido.

O eleito perdeu o direito de assumir a cadeira do executivo, mas o cargo ficará em família, pois sua filha, Milena Silva Rosa, a Milena do Valtinho (PSDB), de 23 anos, venceu a concorrência e se tornou a prefeita mais jovem do Paraná. Servidora pública municipal, ela tem como vice o advogado Paulo Navero (PSB).

Eleição disputada

A votação foi apertada, pois sua chapa recebeu 2.096 votos (49,35% dos válidos) contra 1.942 do candidato Cabelo do Povão, presidente da Câmara Municipal e que administrou a cidade na condição de prefeito interino.

A diferença foi de apenas 154 votos. Dos 5.942 habitantes estimados em Francisco Alves, 4.447 compareceram às urnas. A terceira chapa, encabeçada por Valdir Perereca obteve (PTB) obteve 209 votos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.